Redação Jornalística

PROPOSTA DO CURSO: Mesmo com os avanços tecnológicos que estão revolucionando as práticas jornalísticas devido a inovadoras e constantes mutações quanto às plataformas de produção e divulgação de notícias e informações em geral, o produto essencial da atividade jornalística continua sendo o texto. Por isso, é vital para o profissional da área o domínio de técnicas de redação e da norma culta, indispensáveis à produção de textos coesos, coerentes e adequados aos vários formatos textuais possíveis no jornalismo.

O curso estrutura-se em duas partes:

Teoria: análises de técnicas de introdução, desenvolvimento e conclusão, explorando exemplos de tipologias e gêneros textuais e dos diferentes níveis da linguagem. Explora-se, também, os aspectos linguísticos e as noções gramaticais que podem melhor contribuir para aumentar a eficiência comunicativa de cada texto elaborado.

Prática: produção textual, com exercícios de redação a partir de brainstorms, e seguindo para as etapas subsequentes — rascunhos, reescritas, revisões. Uma das principais metas é abordar a composição textual de modo sistemático, para que o aluno se conscientize de cada estágio indispensável para a elaboração de um texto eficiente.

PÚBLICO ALVO: Estudantes e profissionais de jornalismo e de comunicação em geral, interessados em aperfeiçoar suas habilidades de composição textual.

DURAÇÃO DO CURSO: O curso de redação jornalística é ministrado em função do tempo que o aluno determinar e as aulas podem ocorrer em domicílio, empresas ou nas escolas Lótus: Pinheiros; Brooklin Novo; Moema; Vila Mariana; Paraíso; Vila Madalena e Butantã.